Primeira edição do Festival VR Ambiental no FS News
Foram selecionados 4 longas-metragens para participarem da Mostra Competitiva Nacional do Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade 2025.
Mostra Competitiva Nacional
Longas-metragens
Amazônia Azul, de Sergio Gag (2025 | 90 min): Do Marajó ao sul do país, o filme acompanha projetos que atuam na preservação do ambiente marinho brasileiro diante das ameaças da exploração de petróleo na costa.
Mundurukuyü — A Floresta das Mulheres Peixe, de Aldira Akay, Beka Mundurukuyü e Rilcélia Akay (2025 | 72 min): Mulheres Munduruku da aldeia Sawre Muybu usam o cinema para proteger a floresta e reafirmar a espiritualidade de um território onde natureza e ancestralidade são inseparáveis.
Pedra Vermelha, de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt (2025 | 97 min): Moradores do Rio Uruguai resistem há mais de 40 anos à construção de hidrelétricas, num movimento que se tornou símbolo latino-americano de defesa das águas.
Serra Fina — Além das Cinzas, Roberta Sauerbronn e Leo de Souza Santos (2025 | 79 min): Entre as montanhas da Serra Fina, um incêndio expõe o impacto do turismo descontrolado e inspira uma reflexão sobre reconstrução e consciência ambiental.