Mostra competitiva de documentários do Festival VR no Diário do Vale
Podem se inscrever documentários de longa, média e curta-metragem, produzidos entre 2023 e 2025, com temática ambiental, sobre emergências climáticas
 
  
    Atividades do VR Ambiental serão gratuitas
Vale lembrar que todas as atividades do VR Ambiental serão gratuitas e acontecerão no Gacemss, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni e no auditório da UFF, o9s três locais no bairro Vila Santa Cecília. O Festival visa a formação e capacitação do público, baseadas nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A data do evento foi estrategicamente escolhida por ser a véspera da COP 30, a conferência climática mais importante do mundo, que este ano acontece no Brasil, em Belém (PA).
Segundo destacou o produtor e cineasta volta-redondense Marco Antônio Pereira, o idealizador do festival, o evento pretende oferecer ao público um debate reflexivo sobre a emergência climática, tema que abrange os principais problemas ambientais contemporâneos, que vão desde as inundações das cidades provocadas pelas intensidades de chuvas, desabamentos de encostas, secas prolongadas até mesmo a insegurança hídrica e alimentar que forçam milhares de pessoas a deixarem suas casas no mundo todo.